Tabaco é a principal causa no diagnóstico do câncer de pulmão

Cerca de 90% dos casos estão relacionados ao cigarro – eletrônico ou tradicional. Ele também é a causa de 8 milhões de morte no mund

 

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Desses, mais de 7 milhões são fumantes e cerca de 1,2 milhão são fumantes passivos. Inclusive, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aqui no Brasil, o tabagismo mata 443 pessoas a cada dia.

E não para por aí! Você sabia que o hábito de fumar pode resultar em diversos tipos de câncer? O principal é a neoplasia pulmonar. Ainda de acordo com o INCA, cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão são em virtude do tabagismo. E, infelizmente, por ser silencioso, esse tipo de câncer costuma ser descoberto em estágio já avançado.

Além disso, o tabaco pode ocasionar outras doenças pulmonares, como pneumonias, e até doenças vasculares como o acidente vascular cerebral (AVC). De fato, fumar traz vários prejuízos à saúde. O mais indicado é deixar a nicotina de lado e “respirar” mais saúde, com uma alimentação saudável alinhada a atividades físicas regulares. No fim das contas, seu organismo e sua vitalidade agradecem!

Largar o vício do cigarro é difícil, por isso, você deve buscar auxílio profissional especializado – pneumologista. De antemão, oriento meus pacientes a eliminarem os gatilhos do cigarro, ou seja, elimine os cinzeiros da casa e desmonte o ‘cantinho do cigarro’, por exemplo. Ademais, atrasar o horário do primeiro cigarro e avisar familiares e amigos que pretende parar de fumar também são excelentes suporte de ajuda.

Portanto, se você é fumante ou conhece alguém que fuma, encaminhe esse link para que mais pessoas tenham acesso a essa informação e consigam ter mais forças para abandonar os cigarros!