Você sabe o que é endoscopia respiratória?
Procedimento minimamente invasivo é essencial para investigar doenças pulmonares
A endoscopia respiratória é também conhecida como broncoscopia. Trata-se de um procedimento médico realizado por um cirurgião torácico ou pneumologista, no qual através de um aparelho chamado broncoscópio, o médico avalia toda via aérea do paciente para diagnosticar e tratar condições respiratórias, bem como avaliar o estado das vias aéreas, realizar biópsias e obter amostras de secreção para análise.
Neste procedimento, o broncoscópio é inserido pelo nariz ou pela boca do paciente e avançado através das pregas vocais, traqueia e dos brônquios, permitindo que o médico visualize o interior das vias aéreas e, se necessário, realize procedimentos como a remoção de corpos estranhos, coleta de secreção para análise, biópsias, remoção de pólipos ou tumores benignos e malignos, dilatação de estenoses traqueais, entre outros procedimentos.
A endoscopia respiratória é frequentemente usada para diagnosticar e tratar uma variedade de condições pulmonares, como câncer de pulmão, infecções, fibrose cística, hemorragias pulmonares e outras doenças respiratórias, sendo, portanto, uma ferramenta importante na medicina pulmonar.
A recuperação, após uma broncoscopia, geralmente é rápida e sem grandes complicações. Os pacientes podem apresentar irritação na garganta e tosse por um curto período, mas esses sintomas geralmente diminuem em poucos dias. Apesar de não ser comum, outras complicações como pneumotórax e sangramento também podem ocorrer.
Por isso, é essencial que seja feita por um profissional capacitado. Precisando, estou à disposição!