Preparo simplificado e vantagens durante e após o procedimento tornam a técnica indicada para vários casos
A cirurgia torácica robótica revolucionou o campo da medicina, proporcionando uma abordagem minimamente invasiva em que as manobras são realizadas pelo cirurgião a partir de um robô, em um console (espécie de cabine) com controles joysticks.
É comum surgirem algumas dúvidas e preocupações específicas em pacientes que cogitam a cirurgia robótica. Muitas estão relacionadas à segurança do procedimento ou pré-operatório específico e ao tempo de recuperação.
Além de facilitar a visualização do órgão operado, a cirurgia robótica oferece algumas vantagens ao paciente quando comparada à cirurgia convencional, chamada de aberta. Uma das principais é a diminuição expressiva do tamanho dos cortes e maior precisão dos movimentos durante o procedimento, diminuindo o risco de complicações cirúrgicas.
Isso resulta em menor perda de sangue, cicatrizes menores e tempo de recuperação mais rápido para os pacientes, permitindo o retorno às atividades normais mais precocemente.
Mas e o pré-operatório, é diferente? Ao contrário do que muitos pensam, o pré-operatório para esse tipo de cirurgia não muda se comparado às cirurgias tradicionais. Aqui no meu consultório, por exemplo, é solicitado ao paciente alguns exames de sangue, prova de função pulmonar (espirometria) e risco cardiológico.
Gostou de saber mais sobre a cirurgia robótica? Caso você tenha ficado com alguma dúvida fique à vontade para deixar aqui nos comentários. E se precisar de mais informações sobre o procedimento, me coloco à disposição!